SBC Hands-On



A SBC, para aprimorar a prática assistencial, realiza a 4a edição do SBC Hands-on. É durante a prática que ocorre o desenvolvimento pleno de todas as habilidades. Venha aprender e melhorar suas habilidades e prática em nossos cursos simulados durante o Congresso da SBC.

Coordenadores:


João Fernando Monteiro Ferreira

Sérgio Timerman
 
ATENÇÃO 
As vagas para os cursos SBC Hands-on são limitadas, desta forma a inscrição online ou no local do evento estará sujeita disponibilidade. 
As inscrições são exclusivas para os congressistas confirmados no evento. Favor acessar a área restrita para se inscrever.

CERTIFICADO

Haverá certificado especial para o congressista que realizar esta atividade destacando a modalidade, o coordenador e carga horária da mesma.

 

CURSOS

BIA (Balão Intra-aórtico)

Esse curso incluirá treinamento prático em ambiente de simulação de Balão Intra-aórtico.
Serão discutidas as indicações, contra indicações, análise das curvas, discussão das dúvidas mais comuns, protocolo de checagem diária do BIA, e técnicas para controlar as principais complicações.  O método de assistência mais barato, mais simples e mais utilizado no Brasil, passado a beira leito.
Público-alvo: médicos cardiologistas e residentes

Coordenador: FELIPE GALLEGO LIMA (SP)
Instrutor: Ricardo de Gasperi

20/09 17:40  -  19:10

21/09 17:00  -  18:30

 

 

Cateterismo e Angioplastia

Interpretação do cateterismo cardíaco, especialmente da coronariografia e da angioplastia coronária por meio de oficina interativa com visualização das imagens e manuseio do material utilizado.
Público-alvo: médicos cardiologistas, hemodinamicistas e residentes

Coordenador: MARCELO JOSE DE CARVALHO CANTARELLI (SP) 
21/09 15:00  -  18:30



Cuidados pós parada
Coordenadora: NATALI SCHIAVO GIANNETTI (SP)
Ao apresentar uma parada cardíaca a equipe de suporte à vida tem protocolo bem definido dos passos a serem seguidos para a maior chance de sucesso. Depois que o paciente retorna à circulação espontânea é outro desafio, o que fazer primeiro?
Venha melhorar a sua performance nos cuidados pós PCR.
O paciente que retorna de uma PCR, merece cuidados intensivos e padronizados para evitarmos novas PCRs, e levarmos o paciente à alta hospitalar
21/09 15:00  -  16:30

 




Workshop: Atualização de Instrutores de TECA
Coordenador: SERGIO TIMERMAN (SP)
Coordenadora: NATALI SCHIAVO GIANNETTI (SP)
Instrutor: JUNIOR COLOMBELLI SCHERNER (SP)

Público alvo: Instrutores do curso TECA
22/09 08:00  -  12:00

 


Eco na Emergência

Ferramenta diagnóstica muito prática. Após uma aula online venha aprender a aquisição de imagens básicas no pré-hospitalar e na sala de emergência.
Público-alvo: Médicos Cardiologistas, emergencistas, residentes

Coordenador: WILSON MATHIAS JUNIOR (SP)
Instrutora: ALESSANDRA JOSLIN (SP)
20/09 08:30  -  10:00

21/09 09:00  -  10:30

 

 

Ergoespirometria

Público-alvo: Médicos, residentes, fisioterapeutas, prof. de educação física

Coordenador: ANDERSON DONELLI DA SILVEIRA (RS)
21/09 09:00  -  10:30

22/09 09:00  -  10:30

 

 

Holter
Abordagem prática sobre todo o processo de análise de Holter; técnicas para a correta análise de uma gravação de eletrocardiografia dinâmica; explorar a aplicação de todos os recursos, potencialidades e limitações deste método.

Coordenador: SERGIO LUIZ ZIMMERMANN (SC)

20/09 17:40  -  19:10

22/09 11:00  -  12:30

 

 

iClinic
Curso gratuito sobre atualização do software oferecido aos associados adimplentes da SBC.

Coordenador: FERNANDO PONCIANO

20/09 15:30  -  17:00

21/09 11:00  -  12:30

22/09 09:00  -  10:30

 

 

MAPA

O método com uma revisão teórica e com exemplos práticos. Participar dele é uma oportunidade ímpar de atualização e aprendizado.

Público-alvo: médicos cardiologistas e residentes
Coordenador: FERNANDO NOBRE (SP)
Coordenador: DECIO MION JUNIOR (SP)

20/09 17:40  -  19:10

21/09 17:00  -  18:30

22/09 08:00  -  09:00

 

 

Montando seu time de resposta rápida
Coordenadora: NATALI SCHIAVO GIANNETTI (SP)
Os hospitais são muito preparados para o atendimento dos paciente que seguem um fluxo habitual, de internação, intervenção, melhora e alta hospitalar. Quando este paciente apresenta uma intercorrência inesperada ele pode ser transferido para terapia intensiva, mas isso pode levar algumas horas e atrasar o atendimento intensivo no momento certo. Os Times de Resposta Rápidas oferecem o atendimento de terapia intensiva à beira do leito de qualquer paciente em qualquer unidade, inclusive atendimento de emergência grave, como parada cardíaca, para os colaboradores e familiares, onde quer que isto ocorra.
Venha fazer o Hands On de TRR e aprenda a montar o seu Time e atuar em todas as emergências, mesmo que estas ocorram em lugares inusitados.
21/09 15:00  -  16:30

 

 

Marca-passo na emergência

Curso prático em simuladores atualizando as indicações e técnicas para introdução e posicionamento do eletrodo, assim como as vias de acesso. Discorre também sobre a programação do gerador, medidas dos limiares de comando e sensibilidade e cuidados que devem ser tomados nos pacientes portadores de marca-passo cardíaco provisório, com o objetivo de evitar complicações.
Estação de: O que fazer quando esse paciente precisa realizar RNM? E se ele vai para cirurgia eletiva?
Modo de operar, funções especiais de MP, alterações de ECG de MP, ECG de CDI e ressincronizador; funções diagnósticas dos dispositivos eletrônicos implantáveis.

Público-alvo: Médicos Cardiologistas, emergencistas, residentes

Coordenadora: GABRIELA BEM (RS)
Instrutor: Anibal Pires Borges

20/09 10:40  -  12:10

21/09 11:00  -  12:30

 

 

MRPA
Coordenador: AUDES DIÓGENES DE MAGALHÃES FEITOSA (PE)
Coordenador: MARCO ANTONIO MOTA GOMES (AL)

Monitorização Residencial da Pressão Arterial
Revisão teórica abordando a importância da medida da PA fora do consultório

Revisão teórica sobre as evidências científicas e a posiçao das principais diretrizes de sociedades científicas em relação ao metodo
Abordagem prática com análise das principais variáveis extraídas do exame e demonstração de diversos modelos de laudos.

22/09 08:00  -  09:00

 

 

Pressão Central
MEDIDA CENTRAL DA PRESSÃO ARTERIAL E VELOCIDADE DE ONDA DE PULSO
Coordenador: WEIMAR SEBBA BARROSO (GO)
Coordenador Adjunto: EDUARDO COSTA DUARTE BARBOSA (RS)
Coordenador Adjunto: PEDRO CUNHA (Portugal)

Revisão teórica abordando a fisiopatogenia do envelhecimento vascular precoce ou acelerado
Revisão teórica sobre as evidências científicas e a posição das principais diretrizes de sociedades científicas em relação ao método
Abordagem prática em modelo de hands-on com o métodos oscilométrico e análise das principais variáveis extraídas do exame.


21/09 11:00  -  12:30

 

 

Ressonância magnética computadorizada

Ensinar os princípios básicos e aplicações clínica destas duas recentes e importantes tecnologias de diagnóstico em cardiologia, de forma didática e interativa, baseada em casos clínicos reais. Na oficina, demostraremos as técnicas que permitem medidas precisas da fisiologia e patologia cardíacas na RMC e como avaliamos a doença arterial coronária pela TCC. Os participantes terão a oportunidade de interagir sob supervisão com softwares de análise e realizar estas análises pessoalmente.

Público-alvo: Médicos cardiologistas, residentes
Coordenador: CARLOS EDUARDO ROCHITTE (SP)
20/09 10:40  -  12:10

21/09 09:00  -  10:30

 

 

Síndrome Coronariana Aguda (SCA) - com e sem hemodinâmica

O interesse no atendimento pré-hospitalar do infarto agudo do miocárdio (IAM) é devido ao grande número de óbitos que ocorrem antes que os pacientes chegassem ao hospital. A maioria das mortes por IAM ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, sendo 40%-65% dos casos na primeira hora e, aproximadamente, 80% nas primeiras 24 horas.  Assim, a maior parte das mortes por IAM acontece fora do ambiente hospitalar, geralmente desassistidas pelos médicos.
O Curso 100% simulado aborda o período pré-hospitalar que compreende dois momentos: a) do início dos sintomas (geralmente dor torácica aguda) até a decisão de procurar atendimento; b) da decisão de procurar atendimento até a chegada ao hospital.

Público-alvo: médicos cardiologistas, emergencista, intensivistas e residentes.
Coordenador: FELIPE GALLEGO LIMA (SP)
20/09 15:30  -  17:00

 

 

Veto-eletrocardiografia

Objetiva-se o entendimento da atividade elétrica do coração e do seu registro sob o aspecto espacial, através do vetocardiograma (VCG), que originou o eletrocardiograma. Na oficina, abordaremos as bases para o registro do VCG, sua aquisição na prática e discussão de traçados para exemplificar sua aplicação na atualidade.

Público-alvo: Médicos cardiologistas, residentes
Coordenador: CARLOS ALBERTO PASTORE (SP)
Coordenador: HORÁCIO GOMES PEREIRA FILHO (SP)
20/09 10:40  -  12:10

Centro de Convenções FIERGS

MULTIFUNCIONALIDADE, INFRAESTRUTURA, TECNOLOGIA E LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

Essas características ficam evidenciadas através de espaços interligados e moduláveis, perfeitamente adaptáveis a qualquer tipo de evento, com uma área total de 36.724,85m². Estacionamento para 3.100 vagas; acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD); ambientes climatizados; serviço de emergências médicas com ambulatório equipado e técnico de enfermagem de plantão (Área Protegida para ambulancia); e monitoramento eletrônico da segurança são alguns aspectos de infraestrutura que merecem destaque, além dos serviços de suporte disponibilizados ao cliente. Situado em Porto Alegre, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o Centro de Eventos FIERGS está próximo às principais capitais sul-americanas e brasileiras. Está localizado a 15km/15min do centro da cidade e 12km/12min do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

 

Av. Assis Brasil, 8787 | Porto Alegre - RS


Realização


Gerenciamento


Transportadora Oficial

 


Apoio